quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Iluminador, Bronzer e Blush: Como usá-los?

Olá meninas,

Bem sei que é um pouco tarde já, mas acabei de chegar directamente da Festa das Vindimas em Palmela, onde por azar perdi hoje no meio da multidão, uma sweatshirt personalizada com o meu nome e o nome e símbolo do meu curso, a qual era muito importante para mim (e diga-se de passagem que não foi barata)...enfim, passei horrores ao frio, mas agora já de pijama, e em casa, venho fazer um post no blog (que hoje andei um bocadinho "desleixada", é o que dá andar a vadiar o dia todo).

Ora então hoje o a dica é acerca da aplicação de iluminador, bronzer (ou pó bronzeador, como preferirem) e blush no rosto. É verdade, estes três produtos de maquilhagem são muitas vezes postos de parte por muitas meninas, apenas por preguiça ou por não saberem bem como aplicá-los. No entanto, quando bem aplicados, os três podem fazer milagres na nossa aparência, e já vão perceber como e porquê... ;)

Iluminador
A aplicação de iluminador no rosto tem como função principal, o foco de algumas áreas-chave do mesmo, como por exemplo as áreas em torno dos olhos ou a testa. Isto para que sejam criadas "dimensões" diferentes no rosto: as áreas que sobressaem (zonas claras e iluminadas) e as que se tornam mais "escondidas" (zonas escurecidas). Isto permite-nos brincar um pouquinho com a forma do nosso rosto. É sempre necessário ter presente, quando aplicamos um iluminador, que tudo o que clareamos/iluminamos dá a sensação que está mais saliente, que vem para a frente, reflectindo mais a luz; pelo contrário, tudo o que escurecemos dá a sensação de que é mais profundo, ou de que vai para trás e não tem tanto acesso à luz, não a reflectindo.
Para aplicar um iluminador (em pó), podem ser usados pincéis como os seguintes:

Sigma - F05
Sigma - F35

Bronzer
Os pincéis mais comummente utilizados na aplicação de pó bronzeador podem variar de tamanho consoante a precisão da aplicação que é desejada. Ou seja, se queremos uma linha bem marcada no osso do maxilar, então devemos utilizar um pincel menor, com cerdas mais compactadas e com menor diâmetro das mesmas; por outro lado, se queremos dar um aspecto mais natural ao contorno do rosto com pó bronzeador, então o pincel a utilizar deve ser menos denso e de diâmetro maior.
Alguns dos pincéis mais utilizados são como os seguintes:
Sigma - F10
Sigma - F45

Blush
Por fim, o blush tal como o pó bronzeador, o tipo de pincel e o seu tamanho depende da intensidade da aplicação que queremos fazer... Os pincéis chanfrados, ou angulares, são muito utilizados para aplicar blush (em pó), visto que a sua forma é de certa forma correspondente à forma das maçãs do rosto, acompanhando-as, o que facilita a correcta aplicação do blush.
Um exemplo de pincel chanfrado é o seguinte:

Sigma - F40
Agora sim, passemos às zonas do rosto onde cada um destes três produtos deverá ser aplicado, para obtermos bons resultados...

Bege - Iluminador; Castanho - Bronzer; Rosa - Blush
Tomando esta imagem como exemplo de um rosto, tomei a liberdade de fazer as marcações por cores (tal como na legenda da imagem) das zonas onde devem ser aplicados estes três produtos, e onde eu, pessoalmente, costumo fazer sempre.
No entanto, a necessidade da aplicação numa determinada zona ou não, depende só do tipo de rosto da pessoa em questão e esse é um aspecto a ter em conta antes de iniciar a aplicação de qualquer um destes produtos. Por exemplo, uma pessoa com bochechas mais gordinhas, deve apostar numa melhor marcação (nunca em demasia), da zona imediatamente abaixo ao osso que define as maçãs do rosto, para dar a ilusão de bochechas menores. Uma pessoa com uma testa maior ou mais proeminente (saliente) não deve de todo utilizar muito iluminador nessa zona, correndo o risco de se parecer mais proeminente do que realmente é. Uma pessoa com a "cana do nariz" mais larga deve fazer um contorno fino e bem esfumado das laterais do nariz, para dar a ilusão de ter um nariz mais afinado. E se ainda quisermos dar a sensação de nariz "empinado" ou apenas um pouquinho mais levantado, é só aplicar um pouco de iluminador na ponta do nariz.

Estas foram apenas algumas dicas acerca de iluminador, bronzer e blush, se quiserem mais alguma informação em pormenor, é só comunicarem comigo, que responderei com todo o gosto no que estiver ao meu alcance. :)
Espero que tenha sido útil e que tenham gostado, deixem a vossa opinião.

Beijinhos

8 comentários:

Thaisa Santos disse...

Muito útil!! Não uso o iluminador e o bronzer por pura preguiça mesmo e porque o bronzer a mim não me favorece visto que já tenho o rosto bem afunilado. Que iluminador aconselhas para iniciantes preguiçosas?


Beijinho
http://thakitty.blogspot.com

Marta disse...

Ainda bem que achaste útil Thaisa! Pois, e acredito que tal como tu existem muitas meninas com a mesma preguiça que tu... :P
Bom, o tipo de iluminador mais aconselhado (por maquilhadores profissionais), para iniciantes no mundo da maquilhagem é sem dúvida o iluminador em pó. Isto por ser o mais fácil de aplicar, por ter demonstrado melhor aderência à maquilhagem, melhor finalização e por último, o brilho mantém-se de forma mais uniforme no rosto. É importante lembrar que um iluminador em pó é sempre colocado depois da preparação da pele (aplicação de primer, base e correctores). Quanto a marcas e a cores (dos brancos aos amarelados, passando pelos perolados, pêssegos, rosados e terracotas), vai do gosto e preferência de cada pessoa. De qualquer forma, se és adepta de produtos a preços acessíveis, aconselho-te a veres este post sobre iluminadores da Essence no Blog da Inês (http://inezzitah9makeup.blogspot.com/2011/01/ola-quais-sao-os-iluminadores-em-po-da.html). Beijinhos, espero ter ajudado*

Thaisa Santos disse...

Ajudaste sim :)
Agora tenho um liquido da ELF para testar :)

Obrigada pelo voto e espero que corra tudo bem na volta ao trabalho.

Beijinho
http://thakitty.blogspot.com

Cidade do Pecado disse...

Isso é uma óptima dica e está super bem ilustrado. Acaba com qualquer tipo de dúvidas que ainda restasse :)

Marta disse...

Ainda bem! :D Eh? Então se for bom, depois diz qualquer coisa...
De nada. Oh muito obrigada querida!
Beijinhos

Marta disse...

Daniela, querida, ainda bem que achaste útil, e que principalmente, achaste elucidativo! :D Fico muito contente.
Beijinhos* e volta sempre

Patrícia disse...

Muito útil :)

http://good-old-jeans.blogspot.com/

Marta disse...

Good Old Jeans, ainda bem que gostaste! Espero que tenha sido uma ajudinha :)

Beijinhos*